ACERVOS RAROS ESPECIAIS

A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais é um espaço virtual da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dedicado à preservação e à difusão de parte significativa do patrimônio bibliográfico da instituição. O acervo reúne, em formato digital, obras raras e especiais provenientes de acervos de diferentes unidades da Fiocruz, ampliando o acesso a conteúdos históricos e científicos de grande relevância para a história das ciências, da saúde e do próprio país.

Atualmente, a Biblioteca Digital disponibiliza obras da Seção de Obras Raras A. Overmeer, da Biblioteca de Manguinhos, vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict); parte do acervo histórico da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC); e títulos preservados pela Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Sant’Anna (Bieps), do Instituto Gonçalo Moniz (IGM), a Fiocruz Bahia.

Trata-se de um acervo dinâmico, em constante crescimento, que será ampliado à medida que novas obras das unidades parceiras forem incorporadas, além da futura integração de coleções de outras unidades da Fiocruz.

Nosso acervo pode ser consultado digitalmente (online ou, em alguns casos, sob demanda) e também presencialmente, mediante agendamento, nas sedes de nossas unidades no Rio de Janeiro e em Salvador. Na seção Documentação, você encontra todas as orientações necessárias para acessar os acervos.

Boa pesquisa!

TESE

Ligeiro ensaio sobre a ancylostomose

1920

AUTORIA
Telles, Rosalvo de Almeida

0 Visitas

TESE

Alguns estudos sobre a amylase

1913

AUTORIA
Lima, Luiz Pereira

0 Visitas

TESE

Tratamento dos hysteromas benignos

1920

AUTORIA
Salles, Orlando de Padua

0 Visitas

TESE

Da cura do trachoma pelo nitrato acido de hydrargirio

1922

AUTORIA
Amaral, Nelson Moura Brazil do

0 Visitas

TESE

Da formula hemoleucocytaria na consolidação das fracturas

1916

AUTORIA
Santos, José Q. Salgado dos

0 Visitas

TESE

Edemas gravidicos

1917

AUTORIA
Gomes, Hermano Alvim

0 Visitas

TESE

Estudo clinico das infecções puerperaes

1915

AUTORIA
Vianna, José Francisco Pereira

0 Visitas

TESE

Contribuição para o estudo dos sifonapteros do Brasil

1914

AUTORIA
Cunha, Roberto de Almeida

0 Visitas

TESE

Estudo clinico e therapeutico das hemoptyses

1917

AUTORIA
Rocha, Waldemar de Macedo

1 Visitas

TESE

Das resecções segmentarias da urethra

1928

AUTORIA
Coelho, Antonio de Barros

0 Visitas