Fiocruz

Seção de Obras Raras

A Seção de Obras Raras A. Overmeer/Biblioteca de Manguinhos que integra a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, tem a missão de guardar, conservar, divulgar e promover o acesso às obras formadoras de seu acervo para o público. A preservação do acervo é parte importante das atividades desenvolvidas pela Seção sob orientação do LACOPD – Laboratório de Conservação Preventiva de Documentos/Gestão de Acervos.

O acervo da Seção de Obras Raras possui cerca de 30.000 volumes, de diversificada tipologia bibliográfica, como livros, periódicos, folhetos e é composto por obras que remontam ao século XVII. No acervo de periódicos encontram-se mais de 600 títulos de revistas científicas internacionais e nacionais de reconhecido valor histórico. Estão guardados nesse conjunto importantes periódicos brasileiros dos séculos XVIII, XIX e XX. A Seção de Obras Raras está situada no Pavilhão Mourisco desde sua origem, ocupa as atuais instalações da Biblioteca desde 1909.

Para consultar o acervo físico é necessário o agendamento prévio por telefone, e-mail ou pessoalmente. Telefone: (21) 2598-4460, 3885-1728 ou e-mail: obrasraras@icict.fiocruz.br.