Fiocruz

Mural


10/12/2017

LIVRO ESCRITO HÁ 300 ANOS POR JESUÍTAS TEM 'CURA' DOS MALES DA HUMANIDADE

Numa imponente biblioteca, um livro guarda a cura dos males da humanidade. De enfermos a embriagados, todos encontram soluções na obra. Mas não se anime. Essas receitas foram escritas há mais de 300 anos, em uma época em que médico e hospital eram raros no Brasil, e os pacientes precisavam de uma pitada de coragem para encarar alguns remédios. Para dor de cabeça, beba clara de ovo fresco misturada com açafrão; para herpes, pegue um sapo vivo, tire a pele e coloque sobre as feridas; para dor de estômago, engula cinco grãos de pimenta da índia; para enxaqueca, cheire esterco defumado de porco; para inchaço, aplique cinza quente no local. Reportagem do Fantástico mostra para você um "formulário médico" de 225 páginas que foi escrito pelos jesuítas em 1703.

mais

8/12/2017

FIOCRUZ RECEBE CERTIFICADO DO REGISTRO NACIONAL DO PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO

A Fundação Oswaldo Cruz recebeu nesta quinta-feira, 07 de dezembro, o certificado do registro nacional do Programa Memória do Mundo, da Unesco, pelo reconhecimento dado à obra rara ‘Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba’, como patrimônio documental brasileiro. O documento, de 1703, traz receitas e prescrições que refletem saberes tradicionais e técnicos da época colonial. A cerimônia de entrega foi realizada pelo comitê brasileiro do programa, representado pelo Arquivo Nacional, no salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), com a participação de representantes do Ministério da Cultura, Arquivo Nacional, IHGB, Unesco e Comitê MoW Brasil. “O registro é uma honra para todos os profissionais de memória, é também um dever, o de preservar e promover o acesso”, pontuou Maria Elisa Bustamante, coordenadora do comitê. Representando a presidência da Fiocruz, o Vice-Presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Santos Moreira, recebeu o certificado das mãos de Maria Beth Brea, membro do Comitê MoW Brasil. “A Fiocruz se sente muito honrada com essa nominação, pois é um de nossos objetivos preservar o conhecimento e acervos relacionados à área da saúde”, afirmou. “Esse documento traz um retrato do conhecimento científico da época, mas também saberes populares, como o dos boticários”, informou a coordenadora da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos, Maria Cláudia Santiago, responsável pela inscrição do Formulário Médico no registro do Memória do Mundo. Ela agradeceu a toda a equipe do Icict/Fiocruz e também a 43 parceiros de 17 instituições que participaram do processo de pesquisa, estudos paleográficos e transcrição do documento.

mais

8/10/2017

LIVRO FORMULÁRIO MÉDICO INDICADO AO TÍTULO DE 'MEMÓRIA DO MUNDO', DA UNESCO

A obra rara conhecida como 'Formulário Médico', manuscrito de 1703 atribuído a jesuítas que traz um compêndio de receitas médicas de saber popular e técnico da época do Brasil colonial, foi indicada para o Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO. O resultado foi divulgado pelo comitê MOW Brasil 2017, coordenado pelo Arquivo Nacional. Segundo a responsável pela Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos, Maria Claudia Santiago, "o registro do Programa Memória do Mundo visa proteger e disseminar o precioso conteúdo que compõe este artefato histórico. Além disso, promover o desenvolvimento das ciências nas mais diversas áreas do conhecimento a que este manuscrito pode ser explorado e aproximá-lo de um público geral através de ações relacionadas a educação patrimonial", explica. Segundo dizeres que constam na própria obra, o Formulário Médico é um “manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba”. Produzido em papel de trapo e tinta ferrogálica, acrescido de uma encadernação moderna em papel cartão forrada em tecido, o item é preservado pela seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos, já tendo passado por diversos tratamentos técnicos de conservação e disponível para consulta no site Obras Raras da Fiocruz (Para saber mais - link ao lado).

mais

20/11/2016

FIOCRUZ LANÇA SITE COM OBRAS RARAS CIENTÍFICAS INTEGRANTES DO ACERVO DESDE 1918

Tudo começou em um barracão, onde notáveis de bigodinhos arrebitados, cartola e óculos no modelo pince-nez se reuniam semanalmente para discutir as novidades da medicina e das "sciencias naturaes”. Os periódicos, trazidos da Europa nos modernos vapores, eram devorados pelo grupo de estudiosos liderados por Oswaldo Cruz e armazenados no espaço improvisado. Quem diria que esse seria o embrião de um dos mais ricos acervos brasileiros, guardião da memória científica nacional, e que, um dia, o material folheado por esses senhores estaria a um clique de qualquer pessoa. Há um mês, foi inaugurado o site do Acervo Digital de Obras Raras e Especiais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Lá (www.obrasraras.fiocruz.br),é possível consultar e baixar itens que integram a Seção de Obras Raras Assuerus Ovemeer da Biblioteca de Manguinhos, que funciona desde 1918 no Castelo Mourisco. Idealizada na década de 1980, a seção tem cerca de 70 mil volumes de ciências biológicas, incluindo livros, periódicos, iconografias, teses e manuscritos.

mais