Fiocruz

Preservação de Obras

A missão de preservar deve ser fundamental nas instituições custodiadoras de bens culturais. É um compromisso com a sociedade quanto a perpetuação das coleções e para a garantia de acesso.

A Preservação de Acervos Bibliográficos, foi criada em 1996, com o objetivo de preservar as coleções da Biblioteca de Manguinhos. Em 2006, quando o Icict passou a coordenar a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, as atividades da Preservação foram ampliadas, passando a abranger acervos de bibliotecas em diferentes cidades brasileiras.

A Preservação de Acervos Bibliográficos tem como missão preservar a integridade física, promover a longevidade e garantir o acesso aos acervos bibliográficos da Fiocruz.

A Preservação é ligada a Gestão de Acervos bibliográficos, localizada, fisicamente, na Biblioteca de Manguinhos e conta com a colaboração de onze técnicos especializados sob e um conservador restaurador. Entre as principais atividades realizadas, destacamos: higienização dos acervos; vistorias periódicas para identificação de potenciais fatores de risco; diagnósticos do estado de conservação dos acervos para a elaboração de propostas de tratamento; monitoramento ambiental; reconstituição dos suportes físicos; encadernação e acondicionamentos.

Entre as principais ações destacamos: coordenação das atividades de preservação aplicadas aos acervos impressos das Bibliotecas da Fiocruz; promoção de cursos, treinamentos e eventos para o aperfeiçoamento profissional e capacitação especializada em preservação de acervos bibliográficos; cooperação técnica entre instituições afins; gerenciamento de ações que visam a segurança e salvaguarda dos acervos bibliográficos; elaboração de planos e diretrizes de conservação preventiva para as Bibliotecas da Fiocruz.

A Preservação realiza a gestão de preservação da Seção de Obras Raras, direcionados para as atividades de conservação preventiva além de disponibilizar uma equipe permanente para garantir os cuidados necessários às obras raras e especiais.